Hoje é um dia totalmente dedicado a causa da sustentabilidade. É um movimento de toda a comunidade blogueira no sentido de mostrar como podemos nos unir e dedicarmos a discussão sobre o meio ambiente.

Como vocês sabem, a tecnologia pode ajudar e muito para diminuir o estrago que o ser humano causa diariamente ao meio ambiente. Pense ! Quantos e-mails lemos por dia ? Você imprime algum ? Eu decididamente, nem lembro a última vez que imprimi um e-mail e ainda vejo muita gente imprimindo para leitura. São hábitos antigos que temos que de alguma maneira ir mudando com o passar do tempo.

Acredito piamente que a tecnologia tem um papel fundamental na recuperação do meio ambiente. Vejam só alguns exemplos, se focamos na economia de papel:

1. correio tradicional -> e-mail :: quem tem e-mail quase ou não usa nenhum tipo de carta ou telegrama do correio tradicional. Para aumentar a adesão, somente incentivando o uso de computador e o acesso às classes C, D e E a computação. A meta do governo deveria ser, para cada casa onde haja uma televisão, tenha um computador ou um comunicador na mesma faixa de preço ou até mais barato que se conecte à televisão. Creio que a TV Digital está vindo para suprir essa demanda. Eu não creio, mas, não custa esperar.

2. nota fiscal -> nf-e :: imaginem se todas as empresas que imprimem milhares de notas fiscais, essas forem totalmente digitalizadas. Pensem na economia de papel e agilidade de todo o processo. Já existem certificados eletrônicos criptografados que garantem a segurança de todo o processo. Como podem ver, depende muito mais do governo do que das empresas.

3. jornal papel -> jornal digital :: já existem diversas iniciativas em acabar com o papel jornal com folhas digitais que através de wi-fi, gprs ou afim, se atualizam diariamente com a edição do dia, mantendo a publicidade ativa, inclusive gerando novos formatos de anúncios publicitários. Imaginem a economia de papel ao longo do tempo. Eu mesmo toda a semana jogo fora uma quantidade absurda de papel jornal. Sem contar as milhares de funcionalidades de busca e organização da informação que possibilitaria.

Enfim, esses são alguns exemplos de economias que podemos fazer, se imaginarmos as possibilidades, elas são inumeras, quase que infinitas. Depende da consciência de cada um de nós e da vontade dos dirigentes das grandes empresas e do governo em fazer isso acontecer.