Para quem gosta de testar novos produtos este vale muito à pena. Até porque, apesar de ser um beta, é muito estável. Eu mesmo já estou usando a algum tempo e com desempenho muito satisfatório.

Atualmente, o Firefox tem uma série de desenvolvedores que produzem todo o tipo de extensão, que pode ser usado dentro do programa e são extremamente úteis, como dicionários, conversores, gerenciadores de download, pdf, integração com o iTunes e muitos outros.

As mudanças, dizem os desenvolvedores, estão concentradas no modo como o Firefox usa memória do PC e em códigos para deixá-lo mais estável, evitando que o navegador “trave” quando o computador está sobrecarregado. O teste que eu fiz abrindo a mesma página no Internet Explorer e no Firefox, o Firefox se mostrou mais eficiente no consumo e gerenciamento da memória.

A versão estréia ainda uma ferramenta para dar zoom em páginas web e novos mecanismos para tornar mais simples encontrar arquivos baixados por meio do Firefox.

O beta 4 traz ainda ícones específicos para cada sistema operacional. O Firefox para o Windows Vista tem desenhos diferentes da versão para Mac, que por sua vez é também diferente da versão para Linux. Segundo a Mozilla, este cuidado dá a impressão para o usuário de um produto mais customizado para seu sistema operacional.

Para fazer o download, clique em : http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-beta.html