Conforme prometido e creio que sejamos o primeiro Blog a tratar da novidade, vamos falar sobre o novo navegador do mercado, do gigante e imprevisível Google.

A começar pelo nome, que eu, pessoalmente, não gostei muito, meio nada a ver com nada, um chute, do tipo, não tem tu, vai tu mesmo.
A instalação foi rápida ( o link para download está no final deste post), bem simples e se parece com todos os produtos do Google, pequenos e eficientes.
Abri pela primeira vez, foi quando veio essa primeira tela, que exibe as páginas mais visitadas no formato de imagem capturadas, pequenas, mas bem intuitivas e realmente interessantes.
Do lado direito (informações do Google Search) aparece algumas sugestões de sites que foram visitados ou que o Google considerou importantes no seu cadastro de favoritos.

A navegação me pareceu bastante rápida, no nível do Firefox, um pouco abaixo do IE 8 beta 2. Ponto positivo pra quem abre muitas abas com diversos sites (como eu).


Engraçado que em diversos momentos da navegação, tentanto provocar erros, percebi que os desenvolvedores do Google estão tratando os erros de uma forma bastante, digamos, bem humorada. “Ah, não”. É a frase que vem logo após uma imagem de uma pasta motrando tristeza através de um desenho. Bem sacado pra quem tem dificuldade com erros javascripts ou códigos bizarros aparecendo na tela. Bom para usuários comuns.

Fora isso, uma tela bastante limpa, sem menus complicados, milhares de opções. As abas que separam as páginas, aparecem no topo. Uma novidade, enfim, até porque todos os outros navegadores utilizam as abas logo acima da área de exibição da página.
Outras novidades:
– Pesquisa na web. Histórico da web. Barra de endereços. Sugestões à medida que você digita. Uma caixa unificada atende a todas as suas necessidades de navegação.
– Use aplicativos da web sem abrir o navegador. Os atalhos de aplicativos podem carregar seus aplicativos da web favoritos diretamente.
– Você pode arrastar guias para fora do navegador para criar novas janelas, agrupar várias guias em uma janela ou organizar suas guias como quiser, com rapidez e facilidade.
– Cada guia que você usa é executada de maneira independente no navegador. Desse modo, se um aplicativo falhar, nada mais falhará com ele.
– Não quer que as páginas visitadas apareçam no seu histórico da web? Escolha o modo anônimo para ativar a navegação privada.
– O Chrome emite um alerta quando você está prestes a visitar um site suspeito de phishing, algum malware ou outro site que não for seguro.
– Nenhum gerenciador de download complicado. Você acompanha o status do download na parte inferior de sua janela atual.
É isso, pessoal, agora é instalar o Google Chrome, ter mais uma opção de navegador e explorar novas ferramentas que a Internet sempre tem a nos oferecer. Gratuitamente, é claro.