Depois de um tempo escutando pelos bastidores da Internet, o Google finalmente vai lançar hoje, dia 2 de setembro, o seu navegador código-aberto. Mas, a pergunta que cabe nesse momento, será que fará frente ao Internet Explorer e o Firefox ? Sendo que o Firefox já é código-aberto.

Eu, sinceramente, não sei. O que sei que os usuários podem, e devem, ficar preocupados com a questão da privacidade. Porque, como se sabe, o Google coleta através do seu buscador, informações fundamentais para vender sua publicidades online, alias, sua maior receita, o já bastante conhecido “AdWords”.

O diferencial do Chrome seria a possibilidade de oferecer aplicações online ao usuário. Isto é, o internauta poderá utilizar editor de imagem e texto em sistema de computação em nuvem, de forma integrada com a web. “A tendência é o usuário deixar de comprar o Word, da Microsoft, para aderir às ferramentas do próprio Google”, dizem alguns analistas. Eu duvido muito.

Agora, é só esperar o fim do dia para termos o download disponível. Assim que isso acontecer, faço um post com a primeira análise do produto.

Mais informações: http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/09/uma-nova-perspectiva-sobre-os.html