É muito estranho uma empresa sem nenhuma tradição na indústria de celulares, coloque no mercado um modelo com TV Digital. Quando estiver em mãos, vou testar. Mas, a primeira impressão é de um aparelho simples, sem maiores sofisticações, sendo o seu maior atrativo é mesmo a TV Digital. Alias, um parênteses, TV Digital no Brasil ainda é uma piada.

Em São Paulo até que funciona bem, mesmo quando se usa aqueles adaptadores USB com antena bem pequena, mas no Rio de Janeiro (onde o Blogueiro inclusive vive) é sofrível a qualidade, e mesmo a TV Globo, que sempre é vanguarda no quesito tecnologia, funciona muito mal, com travamentos e em vários casos, sem áudio. Digo isso, com conhecimento de causa, já fiz vários testes.

Voltando ao celular, chamado CTV41, vem com um receptor de TV digital no padrão 1seg integrado. Ele tem uma tela sensível ao toque de 2,2 polegadas que também tem reconhecimento de escrita manual por meio de uma canetinha.

O aparelho traz ainda uma câmera de 2 megapixels e toca arquivos em MP3 e MPEG-4. O celular suporta cartões SD de até 2 GB para armazenar músicas e vídeos e também tem Bluetooth integrado.

O preço do celular CTV41, da STI, ainda não está confirmado, mas deve ficar entre 800 e 1,2 mil reais dependendo do plano escolhido. Por enquanto, ele será vendido na Vivo.

O sistema parece ser bastante simples, não há informações se a STI está desenvolvendo um ou utilizando um dos existentes no mercado, como o Windows Mobile.