Finalmente a Microsoft lançou o Release Candidate do Internet Explorer. Já não era tempo, afinal a Microsoft vem perdendo market-share, dia após dia, com o já conhecido Firefox e o novato Chrome, sob a chancela do Google.

Para fazer o download, clique aqui.

De acordo com o gerente do IE8, Dean Hachamovitch, a versão final do navegador terá “poucas mudanças” em relação ao RC1, mas não disse quais serão.

Desde o segundo beta do IE8, apresentado em agosto, está a principal atualização que a companhia divulgou para seu navegador. A versão melhora recursos de segurança e permite deixar cada aba aberta de uma cor, recurso fácil de instalar no Firefox através de add-in gratuito.

A principal inovação, no entanto, é um conjunto de características que permite ao usuário “criar” uma página no IE8 com pedaços de outras páginas. Assim, você pode, por exemplo, criar uma página com a previsão do tempo de um site A, as notícias de um site B e vídeos de um terceiro serviço.

A versão também apresenta uma opção para navegar de forma anônima na web, recurso que já existe no Chrome.

O RC1 do IE 8 roda em computadores com XP SP2, Vista, Windows Server 2003 e 2008. O novo IE, porém, não funciona em máquinas com o beta do Windows 7. Que pena, não vou poder instalar em casa, já que estou usando o Windows 7. Mas, no meu outro notebook que mais utilizo, vai estar instalado. Assim que fizer bastante teste, aviso por aqui, as minhas impressões da nova versão.

Desde já aviso aqueles que utilizam Internet Banking. A maioria não é compatível com o IE8, por conta dos objetos que precisam ser instalados, mas que ainda são incompatíveis com a nova versão.
Isso nem é muito problema para quem tem o Firefox instalado.