Como todos sabem, o Windows 7 RC, release candidate, foi liberado ontem para os desenvolvedores. Já instalei e pude perceber que o sistema está muito estável, além de uma série de novas ferramentas que foram introduzidas. O sistema deverá estar disponível para aquisição em janeiro de 2010. Eu acho que vêm antes.

Remote Media Streaming
De olho nos usuários móveis, o RC do Windows 7 inclui uma função capaz de acessar remotamente e reproduzir via internet arquivos de mídia compatíveis com o Windows Media Player que estão no desktop do usuário – desde que a máquina esteja ligada.

Windows XP mode
Conforme noticiado anteriormente, o RC do Windows 7 contará com uma máquina virtual que emula o Windows XP para garantir o acesso a aplicações nativas no sistema operacional antigo. Com a máquina virtual, a Microsoft quer incentivar a migração de pequenas empresas, cuja base está vinculada ao Windows XP, para o novo sistema operacional.

Windows 7 Upgrade Advisor e requisitos mínimos
Assim como no Windows Vista, o usuário interessado em migrar para o Windows 7 pode baixar uma aplicação online que verifica se a configuração de sua máquina é compatível com o Windows 7.

Para rodar o RC do sistema, a versão de 32 bits requer uma configuração mínima de 16 Gibabytes de espaço em disco, 1 GB de memória RAM, processador de 1GHz e Direct Access 9 instalado. Já a versão de 64 bits requer mais espaço em HD (20GB) e o dobro de memória RAM.

Bit Locker “To Go”
Perdeu o pen drive com informações confidenciais? O Windows 7 promete que os dados sejam acessados somente com sua senha. Na versão RC, o recurso de criptografia de dados do Windows Vista Ultimate vai além do desktop ou do notebook e pode ser aplicado a dispositivos externos como pen drives e HDs. Basta configurar o dispositivo com o Bit Locker “To Go”.

Upgrade e Downgrade
A Microsoft ainda não revelou a política de upgrade para o Windows 7, mas o downgrade do novo sistema para o XP já foi confirmado recentemente pela empresa. Segundo Pryscila Alves, gerente de produtos de consumo da Microsoft Brasil, o downgrade para o XP será praticado por um período de seis meses após o lançamento do Windows 7.

Volta às aulas
Aquele velho scanner compatível somente com o XP vai continuar dependendo do antigo sistema, mas a Microsoft garante que assim como 95% dos aplicativos para XP rodam no Vista, a transição será natural para o Windows 7.

Com isso, uma rede de 29 mil pessoas que começa a testar o RC do Windows 7 vai garantir que o novo sistema esteja pronto para algo como a “volta às aulas” do mercado.