Não poderia deixar de comentar as atuais apostas da Apple. O Ipad, a chegada do novo smartphone da Apple, o Iphone 4G e o novo sistema operacional, que mudou de nome e agora se chama iOS 4.0. É impressionante o sucesso da pré-venda do Iphone 4G que iniciou-se essa semana.

Começando pelo iPad, que para mim, é o dividir de águas de um mercado que ainda vai dar muito o que falar, o mercado de tablets. Muito se falou, muitos fabricantes de computadores e notebooks anunciaram investimentos na área, mas foi a Apple, com a tecnologia de touch que já utilizava nos Iphones, foi a primeira a dar início no mercado de um equipamento, que no futuro, amadurecido, tende a cair mais ainda no gosto do varejo, como alias já está sendo.

Não é mais peça de feira de tecnologia, é realidade. Eu mesmo já me rendi a ele. Utilizo diariamente para ler dois jornais nacionais e dois internacionais e vejo a cada dia a chegada de aplicativos específicos para ele.
Sem falar na bateria, são intermináveis nove horas. É excelente.

Os aplicativos desenvolvidos especificamente para o Ipad, em sua maioria absoluta, estrangeira, mostra que o equipamento pode ser muito aproveitado e os não há limites. O Financial Times, por exemplo, dá um show no quesito facilidade de navegação e leitura. Para ler livros, também me pareceu bem interessante, não sei depois de muitas horas de leitura não se torna cansativo. A conferir.

Nesse momento vale ressaltar a minha total desilusão com o Kindle. Não consigo conceber um gadget com imagem preto e branco. A Amazon tem que se mexer e lançar a versão colorida. Será que vai conseguir competir em preço e paixão que a Apple desperta ? Eu tenho minhas dúvidas.

Com relação ao Iphone 4G, a minha expectativa aumenta da mesma forma que aumenta com a chegada do iOS4. É fato que é o primeiro OS para esses brinquedinhos que se comporta como gente grande. É multi-tarefa, estável, tem consumo inteligente de bateria, unificação de várias contas de e-mail. Eu mesmo já estou testando a versão beta final e realmente chamou a atenção como estamos falando de um sistema muito bom.

Com relação ao novo Iphone, não tenho dúvidas, será um sucesso, não só pelo aparelho, mas pelo processador, o mesmo do Ipad, maior bateria e a câmera frontal e traseira que possibilitará a gravação de vídeos em HD. Não tem como não ser um sucesso. E também vai inaugurar um novo formato de comunicação, agora com a possibilidade de fazer vídeo chamadas.

O único pesar é a demora que esses brinquedinhos tem para chegar ao Brasil. É lamentável. Porque não podemos ter uma loja da Apple como nos EUA, como no museu do Louvre em Paris (sim, eu estive lá e saí encantado). Isso atrapalha o desenvolvimento do país. É uma reserva de mercado forçada (graças aos impostos abusivos e governantes sem visão) que atrasa a entrada do Brasil nesse contexto de mercado de tecnologia, muito rentável, que poderia gerar muitos empregos sem contar o mercado de desenvolvimento de aplicativos para esses equipamentos.

A demanda é enorme, não há profissionais no mercado brasileiro. Muito culpa disso é o preço dos equipamentos (que chegam valendo cinco ou mais vezes do preço original). E a falta de cursos para criar uma geração de desenvolvedores para esses equipamentos.

Agora, é esperar (ou trazer) esses equipamentos e entrar de vez nesse mundo de gadgets de alto nível.
Brasil, saia da inércia !